Nos últimos meses, a inteligência artificial (IA) emergiu como uma força transformadora, revolucionando a forma como interagimos com a tecnologia e influenciando significativamente nossas vidas. Um dos domínios em que a IA tem exercido um impacto é o campo das pesquisas realizadas pelos usuários.
Tradicionalmente, ao buscar informações na internet, os usuários dependiam de ferramentas de busca baseados em palavras-chave, cujos resultados eram determinados principalmente pela relevância e popularidade do conteúdo. No entanto, com os avanços da IA, especialmente em áreas como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, uma nova era de descobertas está se desdobrando diante de nossos olhos.
Vamos examinar as áreas principais em que a IA está sendo aplicada para melhorar a precisão e a relevância das respostas: classificação de conteúdo e personalização.
Google AI
No recente evento I/O Keynote 23 foi anunciado que a próxima etapa na progressão do Google Search envolve a implementação de um chatbot com inteligência artificial capaz de responder a perguntas “que você nunca pensou que o Search poderia responder” e ajudar os usuários a obter as informações muito mais rapidamente.
Recentemente, foi introduzida uma nova interface chamada Search Generative Experience (SGE), ou “Experiência de Busca Generativa”, que traz uma abordagem inovadora ao processo de busca. Nessa interface, quando um usuário realiza uma consulta na caixa de pesquisa, os links que normalmente direcionariam para sites aparecem apenas brevemente antes de serem substituídos por informações geradas por IA.
Embora os sites ainda sejam acessíveis, é necessário rolar a página muito além do que é comumente esperado para encontrá-los. Essa mudança busca proporcionar aos usuários uma experiência de busca mais envolvente, onde informações geradas por IA são apresentadas de forma proeminente, antes de acessar os sites em si.
O que isso significa?
Isso implica que, uma vez em pleno funcionamento, os resultados serão exibidos com base na análise realizada pela IA, priorizando conteúdos considerados relevantes e úteis para o usuário.
Caso sua presença digital não esteja claramente definida e seu conteúdo não seja bem planejado, há uma grande probabilidade de não aparecer entre os principais links da primeira página.
Ficar atento às mudanças é crucial para estar sempre um passo à frente e evitar surpresas desagradáveis, como a diminuição do número de visitas ao seu site.